quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Benfica Solidária de Bicicleta

Todos queremos viver numa cidade com melhor ambiente. Com menos ruído e fumos de escape. Onde as deslocações sejam um prazer e não um incómodo.


Devido aos múltiplos incómodos e ineficiências que o tráfego automóvel urbano acarreta, a mobilidade individual nas cidades modernas sofre actualmente uma inevitável mudança de paradigma, no qual os modos suaves de locomoção ocupam posição de destaque.


A escolha é aparentemente óbvia, e já foi feita em muitos países onde se desfruta de elevada qualidade de vida: em cada vez mais cidades mundiais, dá-se prioridade ao peão, em articulação com o uso dos velocípedes e transportes públicos.


Em particular, o recurso à bicicleta nas pequenas deslocações (até 5 km) é, regra geral, mais rápido, económico e ecológico. E, a julgar pelo número crescente de ciclistas urbanos que vemos pelas ruas de Lisboa, certamente uma opção válida e agradável.


Benfica possui o potencial para tornar-se numa zona ciclável exemplar, por diversas razões: elevado número de estudantes, localização central face a comércio e serviços, ou proximidade com Monsanto. E até pela inexistência de quaisquer "colinas", que são a desinformada desculpa apresentada por quem não procura conhecer a realidade e, como solução para circular melhor na capital, propõe fazer... mais túneis para automóveis!


Todos queremos viver numa cidade mais humana. Sem atropelos e atropelamentos. Experimentar a bicicleta nas pequenas deslocações urbanas é uma escolha cada vez mais óbvia.


O seu bolso e a sua saúde agradecem. A sua cidade também!


Sandro D. Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário