quarta-feira, 26 de agosto de 2009


Passados 10 dias desde o início da demolição do “Bunker” no Bairro de Santa Cruz de Benfica, os trabalhos decorrem conforme o espectável. (foto tirada dia 13/08/2009) O que em tempos era um pólo de insegurança para a população do Bairro de Santa Cruz, neste momento encontra-se totalmente desactivado. A repavimentação de algumas artérias de Benfica (Estrada de Benfica, Rua Gomes Pereira, etc.) bem como a colocação das zonas de passadeiras, são estas obras em prol da população que devemos continuar a exigir para uma melhor qualidade de vida dos nossos fregueses. Não túneis e obras megalómanas em que se gastam milhões como ocorreram na anterior gestão da Câmara Municipal de Lisboa (PSD). Queremos contar com o voto dos fregueses de Benfica no Partido Socialista, tanto para a Junta de Freguesia de Benfica como para a Câmara Municipal de Lisboa, para continuarmos a desenvolver os projectos aos quais nos propomos.

Texto de Hernâni Silva

terça-feira, 25 de agosto de 2009

ANTÓNIO COSTA - AS PESSOAS SÃO O CORAÇÃO DE LISBOA
As próximas eleições são uma escolha entre competência e incompetência, entre rigor e irresponsabilidade, mas também entre uma política que considera que as pessoas são o coração de Lisboa e a que continua a privilegiar a realização de obras que apenas encham o olho, em suma entre António Costa e a Coligação de Direita.António Costa procurou assegurar a mais alargada colaboração que foi possível e as listas do Partido Socialista para a Câmara e para a Assembleia Municipal integram independentes e cidadãos identificados com os movimentos Cidadãos por Lisboa que podem conhecer melhor aqui e Lisboa é Muita Gente, que podem conhecer melhor aqui. Três listas do Partido Socialista para as Freguesias englobam também cidadãos identificados com o movimento Cidadãos por Lisboa, como por exemplo, a de Benfica aqui.É uma iniciativa política inédita, portadora de um futuro melhor, que tem um grande denominador comum considerar que as pessoas são o coração de Lisboa.A gestão de António Costa tem privilegiando a resolução de questões que contribuem de forma decisiva para melhorar a qualidade de vida dos Lisboetas, desde a recuperação de pavimentos e calçadas e da prioridade dada ao saneamento, à reabilitação urbana e às questões ambientais.È muito significativo que na apresentação dos candidatos aos diferentes órgãos do Município; António Costa, considerando que as pessoas são o coração de Lisboa, tenha sublinhado compromissos para o próximo mandato, particularmente direccionados paras os seniores e para as crianças, como podem ver aqui.Constatando a falta em Lisboa de 1100 camas para cuidados continuados, a Câmara já assegurou a criação de condições para a disponibilização de 80 camas e compromete-se a instalar mais 750 camas através da celebração de mais 15 parcerias com IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social).A criação de condições para que as famílias jovens possam assegurar a educação dos seus filhos e ter ao seu dispor creches, jardins de infância e escolas, com qualidade, o que não acontecia há muito, tem sido uma das suas preocupações centrais. Na sequência do que foi realizado ou iniciado neste mandato: pequenas obras de beneficiação em 63 escolas; obras de grande beneficiação em três escolas: início de construção da nova escola no bairro do Armador; adjudicação de mais 5 novas escolas e de 2 jardins-de-infância; 16 grandes obras de beneficiação em curso; intervenção em 67 escolas até final de 2011; realização do projecto 5 escolas/5 Designers, assegurar que 6.000 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico tivessem acesso a aulas gratuitas de natação; conclusão do estudo para a implementação do transporte escolar, que se reveste de importância crucial para as crianças, as famílias e a fluidez do trânsito de Lisboa.António Costa assumiu como compromissos para o próximo mandato, designadamente: a instalação de 76 novas creches para mais 2712 crianças; a abertura de no ano lectivo de 2009/2010 de mais 250 novas vagas em jardins-de-infância, e no ano lectivo 2010/2011 de mais 250 novas vagas, para que até 2011 se criem 36 novas salas para mil crianças.São apenas algumas das medidas do programa para o próximo mandato, que exemplificam um estilo de governação marcado pela preocupação de que os Lisboetas, que têm um custo de vida mais elevado do que os habitantes dos concelhos limítrofes, possam, em contrapartida, beneficiar de serviços públicos que lhes permitam viver com qualidade.O nosso voto nas próximas eleições determina escolhas radicais, como escrevemos aqui.António Costa é, como referiu Boaventura Sousa Santos aqui “um dos mais brilhantes políticos da nova geração de políticos de esquerda (…) Se ele sair derrotado nas próximas eleições, obviamente a esquerda é burra. Espero vivamente que não seja o caso.”Lisboa não pode ser encarada como um negócio, económico ou políticoAs pessoas são o coração de Lisboa. Não podemos ficar à margem da escolha decisiva entre António Costa e Pedro Santana Lopes. Pela nossa parte, escolhemos reeleger António Costa como Presidente da Câmara de Lisboa.
Publicada por José Leitão
Benfica é, provavelmente, uma das freguesia de Lisboa com maiores deficiências quanto aos acessos rodoviários. Situada numa zona periférica da cidade, grande parte dos acessos é feita através de via-rápida (2ª circular, Radial de Benfica e Av. Lusíada) o que acaba por resultar num afunilamento do transito automóvel. Dentro da freguesia a circulação é caótica e para quem não conheça bem é praticamente impossível circular, devido aos diversos sentidos proibidos e às inúmeras voltas que o condutor se vê obrigado a dar, uma vez que a Estrada de Benfica não é transitável para o automóvel comum.
Esta gestão do transito deve ser resolvida, através de uma melhoria significativa da sinalização e de algumas alterações à circulação automóvel. Porém qualquer alteração que seja feita no transito, não deve esquecer que a cidade e a freguesia é pensada e construída para as pessoas. Logo, devemos colocar em primeiro lugar quem circula a pé, em especial as crianças, os idosos e os deficientes motores.
É urgente criar passadeiras em que uma pessoa de cadeira de rodas consiga atravessar sem ajuda externa, bem como um invisual. Nas zonas escolares é necessário alertar os automobilistas para a proximidade de uma escola e para o perigo de atravessamento inesperado de crianças. Devem ser criadas nestas zonas painéis electrónicos de aviso, bem como corredores pedonais para as crianças se deslocarem desde a escola até aos transportes públicos. Ainda a pensar nos peões, os passeios devem ser protegidos, de forma a evitar eventuais carros estacionados. Por último, deve ser repensado o estacionamento, dando prioridade aos moradores, criando áreas de carga e descarga, bem como lugares reservados para cidadãos com deficiência.
Por uma Benfica mais Solidária!