quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Testemunho - Restaurante "O Escondidinho" (Bairro do Charquinho)

Fóruns de Educação

Não é possível assegurar a democratização do acesso à educação sem, ao mesmo tempo, construir a qualidade das aprendizagens. Para isso, é preciso considerar as pessoas concretas e não os alunos ideais, é preciso centrar nas escolas e não no abstracto o “sistema educativo”, investindo na mobilização de energias disponíveis e na diversidade e agindo com todos os parceiros em projectos descentralizados e localmente relevantes.

A escola em geral, e a escola básica em particular, vê-se, hoje, confrontada com uma multiplicidade de problemas, fundamentalmente de foro social, que passaram para o seu interior. Este facto obriga a repensar a escola e esta a repensar-se no sentido de encontrar possíveis e diferenciadas respostas para os diferentes problemas dos seus alunos.

Os fóruns de educação, da iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica, ao visarem:

- identificar as dificuldades e os constrangimentos existentes devido à falta de condições físicas ou inadequadas à prossecução das actividades escolares (veja-se a realidade das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico);

- valorizar as dinâmicas de inovação;

- estimular a construção de redes de partilha e cooperação para a mudança em torno de pólos atractores representados pelas escolas presentes;

podem e devem desempenhar um papel estruturante na resolução de pequenos/grandes problemas, na medida em que constituem um espaço privilegiado para a análise e reflexão de propostas e/ou soluções (in)formativas apoiadas e sustentadas, sempre que possível, pela Junta de Freguesia de Benfica.

É, portanto, neste contexto de situações diferentes, ricas em diversidade e significado, onde se estabelecem novos modos de trabalhar, de aprender e de relacionamento colectivo que poderá desencadear-se um conjunto de situações propiciadoras de maior sucesso educativo dos alunos.

Pelas razões já expostas, considero extremamente pertinente e relevante a realização de Fóruns de Educação no programa do PS à Junta de Freguesia de Benfica.

POR BENFICA SOLIDÁRIA

Teresa do Santo Cristo Pereira

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Associação da Comunidade de São Tomé e Príncipe recebe os Candidatos do PS às eleições autárquicas

A candidatura do PS “Unir Lisboa” visitou a Associação da Comunidade de São Tomé e Príncipe (ACOSP). Participaram na visita a candidata a Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Inês Drummond, membros da sua equipa, (Noémia Freitas, Lourdes Menor, Hernani Siva, Hugo Pina, Marta Rosa, Alberto Helder) e os candidatos a vereadores Dalila Araújo, Catarina Vaz Pinto, Fernandes Nunes da Silva e o candidato à Assembleia Municipal, José Leitão. Pela parte da ACOSP a equipa foi recebida por António Cádio seu Presidente, Natália Umbelina, Vice-Presidente, corpos sociais e associados.

Foram apresentadas as linhas gerais da candidatura à Câmara Municipal, encabeçada por António Costa nas áreas da cultura e da mobilidade, por Dalila Araújo, Catarina Vaz Pinto, Fernando Nunes da Silva, José Leitão e à Junta de Freguesia pela Inês Drummond.

Do debate ressaltou-se a necessidade de ser assegurada maior igualdade de oportunidades quer no trato - como cidadãos e não minorias étnicas -, quer no apelo às competências e às energias dos portugueses negros e imigrantes com particular realce para sua maior representatividade nos espaços políticos, sociais e culturais. Se nos cargos e funções as vagas são preenchidas por concurso recorrendo-se à selecção por mérito, na sociedade e nas instituições há funções que são preenchidas por cooptação, por livre escolha com base na confiança. Esperamos dos socialistas que também neste nível seja assegurada igualdade de oportunidades e que seja feito apelo às competências e energias de Todos. A ênfase foi igualmente dada à necessidade de ensinar e divulgar a língua portuguesa enquanto ferramenta de diálogo, de inserção e de inclusão.

Estas eleições constituem uma oportunidade de construir uma Freguesia de Benfica mais solidária, uma Lisboa inovadora, fraterna e cosmopolita, que garanta maior igualdade de oportunidades para todos. Queremos e temos competência para ter um papel mais activo nesse processo.

Que Lisboa seja um espaço efectivo de culturas das “desvairadas gentes” numa assumpção de efectiva igualdade de oportunidades para Todos.

NATÁLIA UMBELINA

O PS em campanha - Domingo, dia 4

A candidatura Unir Lisboa organizou, (no passado domingo, dia 4), um passeio de bicicleta entre a Torre de Belém e o Cais do Sodré. A iniciativa, muito concorrida, utilizou a ciclovia com de cerca de 7 km que une estas zonas ribeirinhas e que foi concluída neste mandato.

O passeio serviu para assinalar a aposta que está a ser feita neste modo de transporte, com a construção de uma rede de ciclovias em percursos-chave da cidade de Lisboa. Os objectivos desta medida são, por um lado, aumentar as escolhas dos lisboetas no que diz respeito à sua mobilidade e ao lazer; por outro, fomentar a utilização de um meio de transporte não poluente.

A ideia de que Lisboa não pode ser “pedalada” é questionada diariamente por todos os que utilizam este meio de transporte nas suas deslocações e nos seus tempos-livres. Como António Costa frisou no seu discurso, Lisboa tem desníveis que desafiam a capacidade física de muitas pessoas. Mas tem, também, muitas e vasta áreas planas, onde é possível (e agradável) utilizar a bicicleta. Entre estas, incluem-se Alvalade, Telheiras ou a Frente Ribeirinha.
O desafio está, por isso, em ter a coragem e a ambição de criar melhores condições para a utilização da bicicleta nos percursos diários ou de lazer.
Ainda no mesmo dia a candidatura Unir Lisboa esteve no Bairro da Boavista.

O PS em campanha - Sábado, dia 3





segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PS visita, mais uma vez, o Bairro da Boavista



António Costa vista

o Bairro da Boavista


Estava programada para hoje, dia 4 de Outubro, às 18 horas, uma arruada pelo Bairro da Boavista. Já perto da hora marcada, o carro de campanha da candidata do PS à Junta de Freguesia de Benfica, Dra. Inês Drummond, fazia a propaganda e, pouco tempo depois, chegou a representante da candidatura "Cidadãos por Lisboa", Arq.ª Helena Roseta, o Arq.º Manuel Salgado, o Eng. Manuel Brito, Provedor do Bairro, e o resto da equipa. Nesta visita ao Bairro da Boavista, não se viu o representante da Associação Gente por Lisboa e actual Vereador na Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Sá Fernandes.

A população aproximou-se, devido ao aglomerado de pessoas que já se encontrava junto da Farmácia da Boavista. De seguida, chegou o candidato do PS à Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa.

O candidato confortou-se com alguns moradores a pedir justificações por causa da atitude da Gebalis no Bairro. Esta foi a conversa mais visível entre a população e o candidato.

De seguida, os candidatos visitaram algumas instituições do bairro, recordando tempos antigos e algumas visitas, que a Dra. Inês Drummond ia referindo ao Dr. António Costa.

À pergunta se tinha medo do Bairro, o candidato respondeu que não.

Sobre um convite enviado pelo Gabinete do Presidente da Câmara às instituições que trabalham no Bairro, convidando para estarem presentes na inauguração da Piscina, o candidato retorquiu que houve um erro: afinal, do convite devia constar o início das actividades e não a inauguração da piscina.

Continuando a visita, o candidato teve tempo para passar na igreja de São José, onde conheceu o actual pároco e a comunidade cristã. Também teve oportunidade para comprar algumas rifas. Dos muitos prémios que lhe saíram, destacamos um conjunto de bolas natalícias. António Costa e Helena Roseta disseram que essas bolas seriam para a Árvore de Natal da Câmara de Lisboa. E lá ficou combinado que, na altura, iríamos ver essas bolas na dita Árvore de Natal.

A D. Elisabete, solicitou ao Sr. presidente uma rápida intervenção a nível de transportes, "eu tenho já alguma idade e tenho alguma dificuldade em subir a rua para apanhar o 24". "António Costa vai colocar aqui a rede Porta a Porta, aqui é que é importante, um bairro isolado, vou tratar disso"

De seguida, a comitiva foi ver as obras da igreja e um quadro com fotos antigas do Bairro. A Arq.ª Helena Roseta ficou admirada, ao ver as fotos de antigamente.

A arruada de António Costa e da sua comitiva terminou no Clube Social.


in, http://bairrodaboavista-lisboa.blogspot.com/2009/10/antonio-costa-vista-o-bairro-da.html

domingo, 4 de outubro de 2009

Noticia TSF - "PS faz queixa do presidente Junta de Benfica por apelo ao voto em boletim oficial"

"O PS da freguesia lisboeta de Benfica apresentou queixa na Comissão Nacional de Eleições (CNE) contra o presidente da Junta, Domingos Pires (PSD), pela publicação de um texto no boletim daquele órgão em que, consideram, faz um apelo ao voto.

Com o título "renovar a esperança, ganhar as eleições", o texto em causa é o editorial da última edição do boletim oficial da Junta de Freguesia de Benfica, com uma capa em tons de cor-de-laranja, semelhante a propaganda do PSD, estando ambos os documentos visíveis no blogue do PS local.

Contactado pela Lusa, Domingos Pires respondeu: «Eu não faço nenhum apelo ao voto, eu digo que quero ganhar as eleições, mas isso todos dizemos. Há algum drama nisso? É a coisa mais natural deste mundo.»

No editorial, Domingos Pires afirma que as populações de Benfica e do Bairro da Boavista «com certeza reconhecerão o mérito» do trabalho do executivo da Junta.

Em declarações à Lusa, Domingos Pires atribuiu a queixa a uma «ciumeira política do PS», que «esteve vinte anos na Junta, nada fez e deixou uma dívida de 850 mil euros».

Para a candidata do PS à Junta de Benfica, Inês Drummond, que apresentou na sexta-feira queixa na CNE, Domingos Pires «utilizou o boletim da Junta, que é pago com o erário público, para fazer um apelo ao voto».

«Coloca todas as candidaturas em desvantagem, porque o boletim tem uma tiragem de 15 mil exemplares e distribuição gratuita», sublinhou.

Segundo Inês Drummond, Domingos Pires «vicia todas as regras democráticas, com a agravante que, como presidente de Junta é, simultaneamente, presidente da comissão recenseadora, com dever de imparcialidade»."

Oiça aqui as declarações de Inês Drummond


in, TSF


Veja ainda o post neste blog sobre a queixa apresentada

PS Benfica na Antena 1

Jornal de Campanhã - Antena 1

PS Benfica sobre irregularidades na campanha do PSD (1 minuto e 58 segundos) - 517425_52862-0910041554.wma