quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Fóruns de Educação

Não é possível assegurar a democratização do acesso à educação sem, ao mesmo tempo, construir a qualidade das aprendizagens. Para isso, é preciso considerar as pessoas concretas e não os alunos ideais, é preciso centrar nas escolas e não no abstracto o “sistema educativo”, investindo na mobilização de energias disponíveis e na diversidade e agindo com todos os parceiros em projectos descentralizados e localmente relevantes.

A escola em geral, e a escola básica em particular, vê-se, hoje, confrontada com uma multiplicidade de problemas, fundamentalmente de foro social, que passaram para o seu interior. Este facto obriga a repensar a escola e esta a repensar-se no sentido de encontrar possíveis e diferenciadas respostas para os diferentes problemas dos seus alunos.

Os fóruns de educação, da iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica, ao visarem:

- identificar as dificuldades e os constrangimentos existentes devido à falta de condições físicas ou inadequadas à prossecução das actividades escolares (veja-se a realidade das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico);

- valorizar as dinâmicas de inovação;

- estimular a construção de redes de partilha e cooperação para a mudança em torno de pólos atractores representados pelas escolas presentes;

podem e devem desempenhar um papel estruturante na resolução de pequenos/grandes problemas, na medida em que constituem um espaço privilegiado para a análise e reflexão de propostas e/ou soluções (in)formativas apoiadas e sustentadas, sempre que possível, pela Junta de Freguesia de Benfica.

É, portanto, neste contexto de situações diferentes, ricas em diversidade e significado, onde se estabelecem novos modos de trabalhar, de aprender e de relacionamento colectivo que poderá desencadear-se um conjunto de situações propiciadoras de maior sucesso educativo dos alunos.

Pelas razões já expostas, considero extremamente pertinente e relevante a realização de Fóruns de Educação no programa do PS à Junta de Freguesia de Benfica.

POR BENFICA SOLIDÁRIA

Teresa do Santo Cristo Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário