domingo, 2 de agosto de 2009

Um dia importante para o Bairro de Santa Cruz - Rua Actor Nascimento Fernandes



Depois de mais de 20 anos de espera começou a demolição do “Bunker do Bairro de Santa Cruz”. Os dois edifícios de betão inacabados da rua Actor Nascimento Fernandes que servem de casa a muitos toxicodependentes e que se tornaram num verdadeiro supermercado de droga e antro de prostituição, só trouxeram ao Bairro insegurança para já não falar dos riscos para a saúde pública por causa da quantidade de seringas e dejectos humanos.Ora foi precisamente por questões de segurança, higiene e saúde pública que o executivo camarário se decidiu pela demolição dos edifícios em causa, sendo que aos frequentadores/habitantes referenciados do também conhecido como “Palácio da Droga” foi disponibilizado, pela Vereadora Ana Sara Brito, um programa de tratamento e inserção social.No dia em que António Costa comemora 2 anos à frente dos destinos da CML, o executivo camarário veio ao Bairro de Santa Cruz dizer “CUMPRIMOS”. António Costa fez-se acompanhar dos Vereadores Ana Sara Brito (Habitação), Manuel Salgado(Urbanismo) e Manuel Brito (Obras Municipais) e a recepção dos moradores não podia ser melhor. Para os moradores que há anos vinham lutando pela intervenção da CML e da Junta de Freguesia para resolver o problema este foi um dos dias mais felizes que viveram no Bairro. O Sr. Manuel Fernandes fez hoje 51 anos que mora no Bairro e para ele “este foi o melhor presente que me podiam ter dado”, para a Sra. D. Manuela Pão Duro Fernandes, que incansavelmente se tem batido ao longo de muitos anos pela resolução do problema, tendo mesmo liderado a recolha de assinaturas para Abaixo-Assinados, “este é o dia mais feliz que vivi no Bairro”, enquanto que a Sra. D. Conceição (que foi durante muitos anos enfermeira no Hospital de S. José) nos disse, com olhos rasos de água, que este era o dia mais feliz da sua vida. O Presidente da Câmara informou que, para já, vamos ter ali um jardim público e que está a ser avaliada a possibilidade da construção de um equipamento social para idosos e outros dependentes no âmbito dos cuidados continuados integrados de saúde, em regime de ambulatório. O terreno foi inclusivamente objecto de um concurso de ideias - III Concurso de Ideias para Jovens Arquitectos -, no âmbito da 11ªedição do Salão Imobiliário de Lisboa, numa parceria entre a Associação Industrial Portuguesa/Feira Internacional de Lisboa e a autarquia.Depois dos muitos aplausos que se fizeram ouvir quando uma parte da estrutura do Bunker veio abaixo, o Sr. Raimundo quis assinalar o momento e foi a sua casa buscar duas garrafas de vinho, a Sra. D. Madalena Fernandes trouxe os copos e, todos juntos, brindámos ao fim do Bunker e ao jardim que ali vai nascer.





UNIR LISBOA

As mudanças socio-económicas mundiais conduzem-nos, a todos, a uma maior responsabilidade na participação social e política do País.

A participação de cada um é crucial, para que seja possível a construção de uma Benfica Solidária e, para isso, é necessária UMA MUDANÇA política na Junta de Freguesia.

Participe e mude!