terça-feira, 6 de outubro de 2009

Associação da Comunidade de São Tomé e Príncipe recebe os Candidatos do PS às eleições autárquicas

A candidatura do PS “Unir Lisboa” visitou a Associação da Comunidade de São Tomé e Príncipe (ACOSP). Participaram na visita a candidata a Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Inês Drummond, membros da sua equipa, (Noémia Freitas, Lourdes Menor, Hernani Siva, Hugo Pina, Marta Rosa, Alberto Helder) e os candidatos a vereadores Dalila Araújo, Catarina Vaz Pinto, Fernandes Nunes da Silva e o candidato à Assembleia Municipal, José Leitão. Pela parte da ACOSP a equipa foi recebida por António Cádio seu Presidente, Natália Umbelina, Vice-Presidente, corpos sociais e associados.

Foram apresentadas as linhas gerais da candidatura à Câmara Municipal, encabeçada por António Costa nas áreas da cultura e da mobilidade, por Dalila Araújo, Catarina Vaz Pinto, Fernando Nunes da Silva, José Leitão e à Junta de Freguesia pela Inês Drummond.

Do debate ressaltou-se a necessidade de ser assegurada maior igualdade de oportunidades quer no trato - como cidadãos e não minorias étnicas -, quer no apelo às competências e às energias dos portugueses negros e imigrantes com particular realce para sua maior representatividade nos espaços políticos, sociais e culturais. Se nos cargos e funções as vagas são preenchidas por concurso recorrendo-se à selecção por mérito, na sociedade e nas instituições há funções que são preenchidas por cooptação, por livre escolha com base na confiança. Esperamos dos socialistas que também neste nível seja assegurada igualdade de oportunidades e que seja feito apelo às competências e energias de Todos. A ênfase foi igualmente dada à necessidade de ensinar e divulgar a língua portuguesa enquanto ferramenta de diálogo, de inserção e de inclusão.

Estas eleições constituem uma oportunidade de construir uma Freguesia de Benfica mais solidária, uma Lisboa inovadora, fraterna e cosmopolita, que garanta maior igualdade de oportunidades para todos. Queremos e temos competência para ter um papel mais activo nesse processo.

Que Lisboa seja um espaço efectivo de culturas das “desvairadas gentes” numa assumpção de efectiva igualdade de oportunidades para Todos.

NATÁLIA UMBELINA

1 comentário:

  1. Um esquecimento: não foi referida a presença de Alberto Helder, também um dos componentes da lista que, por sinal, manifestou o seu forte e sincero agradecimento às boas gentes de São Tomé que o ajudaram e muito na sua vida, desportiva e civil, pois aprendeu imenso quando cumpriu o serviço militar obrigatório (1964/66), tendo como referência exemplar um seu superior e grande amigo, de seu nome Albertino Neto, puro exemplo de como deveria ser a postura dos seres humanos que habitam este planeta.
    Saudações
    Alberto Helder

    ResponderEliminar